"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Tradutor

English FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseKoreanChinese SimplifiedArabicPortuguese
By Ferramentas Blog

Junte-se à lista de amigos!

Técnicas de Patchwork

Aplicação: Costurar pequenos pedaços de tecido sobre um tecido maior. Normalmente estes  pequenos tecidos tem formas. Exemplo: flores, estrelas, borboletas, etc....
Pode-se aplicar à mão, ou à máquina. Quando feito à mão, usa-se ponto de casear, ou virada da agulha, ou mesmo pesponto deixando as bordas livres.... Quando feito à máquina, usa-se ponto de casear ou zig-zag, ou ainda algum ponto de bordar, ou também o pesponto deixando as bordas livres. Ao aplicar deixando as bordas livres, deve-se ter o cuidado de usar tecidos que não desfiem muito, principalmente ao lavar. Atualmente usa-se muito feltro.

Disapearing Nine Patch: Técnica em que o bloco Nine Patch é cortado, e as peças são trocadas de ordem.

Flying Geese: Bloco formado por uma sequência de triângulos, que lembram a formação de gansos selvagens voando.

Four Patch:  Bloco feito de quatro quadrados.

Nine Patch: Bloco feito de nove quadrados.

Seminole: É uma técnica simples, que permite muitas variações, onde são formados desenhos geométricos, em sequência.


Virada da agulha: É a técnica de aplicação à mão, usando-se ponto invisível, onde à medida em que vai se dando o ponto invisível, vai se virando o tecido para dentro. O efeito final é muito bonito, e parece que a costura foi feita toda por dentro da figura aplicada.

3 comentários:

  1. muito bom seu blog dicas e pap interesantes para quem ta afim de apreder vc e dez beijo querida

    ResponderExcluir
  2. Adorei os PAP, muito simples e objetivo.
    Espero que continue nos inspirando com novas tecnicas

    ResponderExcluir
  3. Soni Pereira, olá, muito obrigada por repassar o que sabes conosco, eu tenho dúvidas com as cores das linhas na hora de quiltar,vc poderia dar mais dicas sore esse assunto, obrigada pela sua gentileza.

    ResponderExcluir