"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Tradutor

English FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseKoreanChinese SimplifiedArabicPortuguese
By Ferramentas Blog

Junte-se à lista de amigos!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Log Cabin

O bloco Log Cabin basicamente consiste num quadrado central que leva tiras de pano em suas laterais, numa sequência. Dependendo do efeito desejado, cores claras e cores escuras são alternadas.
A história do Quilt está intimamente relacionada a quilts cheios de significado e simbolismos. O bloco “Log Cabin”   é um dos mais populares e reconhecidos entre todos os padrões de quilt. É um bloco muito usado e conta muita história.
A origem  do padrão Log Cabin é difícil de definir, pois existem muitas explicações e teorias.
A descoberta mais antiga deste padrão, nos leva às múmias egípsias.  No início do século 19, os britânicos, ao abrirem túmulos no Egito, encontraram milhares de múmias de animais pequenos como gatos e cabras. Essas múmias estão envoltas com tiras de linho entrelaçadas  de modo a formar  “log cabins”. Algumas delas estão expostas e podem ser observadas no “British Museum” .  Este padrão também  era usado no cultivo da terra comumente praticada desde a Idade Média na Europa e nas Ilhas Britânicas. Mapas mostram campos estabelecidos com padrão muito próximo ao Log Cabin .
O padrão Log Cabin também foi encontrado em azulejos no chão de templos e outros edifícios egípcios.
Gato mumificado exposto no "British Museum"


Mas como este padrão passou a ser um dos mais tradicionais no quilt? Muitas são as especulações , mas o certo é que ninguém sabe como .Existe a teoria da múmia. É que quando os ingleses encontraram as milhares de múmias de pequenos animais, estas foram levadas para a Inglaterra. Mas como não sabiam o que fazer com tantas múmias, distribuiram entre agricultores locais, para que fossem usadas como fertilizantes.(!!!) Há uma grande chance de alguma esposa de agricultor que gostava de costurar,  pegar  um pedaço de pano das múmias e copiar o padrão. Como o  quilt chegou aos Estados Unidos trazido pelos colonizadores europeus, essa seria uma possível explicação.

Mas e o nome?
O nome "LOG CABIN" significa “cabana de toras”. Pela semelhança com o modo como a cabana é construída, o bloco leva este nome.

De origem européia, este tipo de construção foi levada aos Estados Unidos, pelos colonizadores europeus. Construidas de forma rápida e sólida, colocando-se troncos  na sua forma natural, um em cima do outro, entrelaçados nas quinas. As frestas eram preenchidas com lama. De variadas formas e sem um padrão definido,  as cabanas eram feitas para servir de abrigo do frio. Continham lareira e eram posicionadas de forma a aproveitar a luz solar.
O quilt feito em log cabin mais antigo, assinado e datado encontrado nos Estados Unidos é de 1869. No início, os blocos eram feitos  com cores variadas, sem combinar e até com tecidos de diferentes texturas. Eram apenas costurados a mão, sem quiltar, pois os tecidos usados eram grossos e irregulares.  Mais tarde, surgiram  quilts onde os blocos eram feitos a partir de um  quadrado central  vermelho ou amarelo, significando o fogo da lareira ou o calor do coração. O lado claro significava o lado ensolarado da casa ou a alegria. E o lado escuro, o lado sombrio da casa, ou as tristezas da vida.

De qualquer forma, esse padrão é usado até hoje, em quilts contemporâneos ou tradicionais.         

Veja o PAP que preparei aqui:


     

3 comentários:

  1. Olá Vivian, adorei seu blog. Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Angelica!! Seja Bem Vinda!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando seu blogue, esta tudo tão bem explicado que faz o patchwork parecer fácil. Obrigada por compartilhar. Muita luz.

    ResponderExcluir